• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

procedimento museu educacao

Projeto de Regulamento terá ainda de ser colocado em consulta pública

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou, por unanimidade, na última reunião do Executivo, o início do procedimento para a elaboração do regulamento municipal do Museu Municipal da Educação, Família e Atividades Económicas.

O Presidente da Câmara Municipal, explicou que se trata da evolução natural do núcleo museológico já iniciado, cujo sucesso tem sido enorme. «Trata-se de um investimento que estamos empenhados em concretizar, colmatando uma lacuna existente nesta área no concelho, dado que é extremamente importante não na área da Educação, como também no que respeita à divulgação e estudo da cultura e tradições do concelho».

Neste momento, está a apenas a iniciar-se a elaboração do projeto de regulamento, que será ainda alvo de discussão pública, sendo posteriormente remetido à Assembleia Municipal e publicação em Diário da República.

De Exposição a futuro Museu da Educação

Constatando a lacuna existente nesta área o Município avançou com a organização de uma exposição que intitulou “Objetos e Estórias da Nossa Escola”, com o apoio de várias entidades de investigação académica, que lhe conferiram o rigor científico necessário.

Esta iniciativa fez um enorme sucesso junto da população e da comunidade científica da região, recolhendo e organizando inúmeros elementos que ‘contam’ a história da educação, não só do concelho, como da região e do país, acompanhados do seu património imaterial e das estórias que lhes dão vida.

Patente no Centro Escolar de Poiares (Santo André), a exposição tem recebido visitas de grupos e entidades significativas nesta área de ação, nomeadamente diversos investigadores na área da educação, onde tem sido destacado e sublinhado o enorme valor do espólio exposto, mas sobretudo o potencial do trabalho que tem sido realizado nesta área em Poiares. Um trabalho que assume especial relevância no que toca à salvaguarda do património, mas também pelo que significa em matéria de investigação, para se poderem realizar estudos sobre a História da Educação em Portugal e fazer estudos comparativos com outras regiões ou países.

O feedback positivo e o ‘aval’ de tantas e tão diversas personalidades, com tanto ‘know-how’ nesta matéria, constituiu um importante alento e um conforto técnico-científico de peso, para a prossecução do objetivo inicial da exposição, que é a constituição de um importante núcleo museológico na área do ensino e da educação em Vila Nova de Poiares, que agora dá os primeiros passos com a elaboração do regulamento.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Miguel Henriques, «este é o primeiro passo de um museu que queremos que seja uma referência não só da região como a nível nacional, assumindo-se como um pólo de visitação com um centro de documentação que possa reunir e congregar todo um espólio que atualmente se encontra disperso», referiu.”