• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

 

ImagemCriativa VNP

 

 

O Município de Vila Nova de Poiares tem vindo a promover ações relacionadas com a adaptação às Alterações Climáticas, com o objetivo de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental.
Neste contexto, o projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, visa proporcionar aos decisores e à população em geral ferramentas e conhecimento neste âmbito. O projeto vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem o objetivo final de minimizar e prevenir eventos climáticos extremos.
O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas vai ser desenvolvido com o objetivo de integrar os instrumentos de gestão territorial e de planeamento e gestão à escala municipal. As medidas a integrar no plano vão trazer inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, pois atuam como uma ferramenta de apoio para compreender as vulnerabilidades do território.
Pretende, ainda, potenciar o envolvimento ativo e direto dos stakeholders e da população em geral, promovendo a mudança de comportamentos e a participação em ações de sensibilização.

Este projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, que promove a economia circular, a descarbonização da sociedade e a valorização do território, tendo como operador do programa a Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Vídeo de apresentação do projeto

Que são os EEA Grants?

Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

Saiba mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/

 

Apresentação Pública do Projeto

No passado dia 21 de abril 2021 decorreu a apresentação pública, online, do projeto.

Veja aqui o VÍDEO DA SESSÃO