Poiares Mais Sustentável_ DOSE QB
Contribui para ODS:
A produção de resíduos, a nível mundial, não parou de aumentar, sendo proporcional ao crescimento da população, ao desenvolvimento das cidades e ao aumento dos níveis de consumos. Associado à produção de resíduos está também o DESPERDÍCIO ALIMENTAR que constitui um problema à escala mundial.
Tendo consciência deste problema, o Município de Vila Nova de Poiares efetuou uma candidatura ao Fundo Ambiental, Aviso n.º 6700/2021 , no âmbito da Produção e Consumo Sustentável, com o projeto “Projeto Poiares Mais Sustentável_ Dose Q.B”
Este projeto tem como objetivo promover práticas de consumo sustentável, com foco na redução do desperdício alimentar, com ações concreta a ser desenvolvidas junto dos alunos do curso profissional de restauração, gerentes colaboradores/ funcionários e consumidores dos estabelecimentos de restauração e vendedores e consumidores em feiras/mercados e supermercados.
Apresentação Pública do Projeto
No passado dia 18 de outubro 2021 decorreu a apresentação pública, online, do projeto.
Consulte o PROGRAMA DO EVENTO e as APRESENTAÇÕES ( Objetivos e Projeto QB)
Plataforma POIARES QB
Consulte a Plataforma poiaresqb.pt e saiba mais sobre como pode reduzir o desperdício alimentar em sua casa ou no seu estabelecimento de restauração.
Aqui encontrará Dicas, Fichas Pedagógicas um Manual de Boas Práticas. Vai poder ainda consultar receitas para aproveitamento de sobras e visualizar uma receita típica revisitada, elaborada pelos alunos do Curso Professional de restauração da EB2.3 Dr. Daniel de Matos. Mais receitas no Quanto Baste - V.N. Poiares Mais Sustentável - YouTube
Encontrará ainda a Lista de Restaurantes aderentes ao projeto, os quais irão oferecer aos seus clientes uma caixa reutilizável para levar as sobras da sua refeição para casa, desta forma poupa dinheiro e tempo na confeção de outra refeição.
E pode ainda, testar os seus conhecimentos num Quiz e perceber que Tipo de CHEF É!
Consulte no Tablet, Telefone ou PC
Visite a plataforma e no fim preencha este pequeno questionário https://forms.gle/UNUwknvo2VpmnNQi7
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS consulte aqui
Cortaderia selloana | Erva-das-pampas ou Penacho- branco
A Cortaderia selloana, também conhecida como Erva-das-pampas ou Penacho branco é uma planta gramínea, procedente da América do Sul, cuja presença tem aumentando nas últimas três décadas. A planta, que floresce no verão, conta com uma grande capacidade de produzir sementes, até 100.000 em cada pluma feminina, que se dispersam facilmente com a ajuda do vento. Trata-se de uma espécie muito competitiva em solos recém-removidos, despidos de vegetação e expostos ao sol. Aproveita os terrenos degradados e humanizados para se estabelecer e proliferar, colonizando a partir daí habitats naturais adjacentes.
Assim, trata-se de uma espécie exótica invasora (EEI) com elevada capacidade de invasão e colonização de áreas degradadas. Atualmente, é considerada uma praga que ameaça mesmo habitats de interesse comunitário existentes em áreas naturais protegidas. A sua elevada disponibilidade para ocupar grandes áreas de habitats antrópicos e, a partir daí, colonizar e transformar margens de rios, estuários, falésias e charnecas costeiras ou áreas rurais, torna-a muito perigosa para os ecossistemas. Isto representa uma ameaça séria para a biodiversidade. Na verdade, a elevada capacidade de expansão e transformação de espaços pela Cortaderia selloana representa uma diminuição da capacidade de recuperação natural dessas zonas e do seu potencial para a biodiversidade.
Além disso, a Cortaderia selloana é uma gramínea que, ao contrário das espécies de gramíneas autóctones, floresce no final do verão, pelo que, ao pico das alergias primaveris provocadas por estas últimas, se junta um segundo pico de alergias no final do verão e outono. Isto diminui o tempo de descanso do organismo humano na ausência de alergénios e pode agravar patologias causadas pelo pólen das gramíneas, com os inerentes problemas de saúde pública daí decorrentes.
O Município de Vila Nova de Poiares consciente deste problema aderiu à Estratégia Transnacional de luta contra a Cortaderia selloana no Arco Atlântico (http://stopcortaderia.org/language/pt/estrategia-pt/ ), elaborada no quadro do projeto LIFE STOP Cortaderia, comprometendo-se a trabalhar na medida das possibilidades e competências, no sentido de dar cumprimento aos fundamentos da Estratégia, nomeadamente:
- Interrupção da expansão da Cortaderia selloana;
- Redução da presença da Cortaderia selloana. Controlo e erradicação;
- Restauro e acompanhamento após a erradicação;
- Comunicação, formação e sensibilização
Contribui para ODS:
O Projeto “POIARES diz STOP à ERVA-DAS-PAMPAS” financiado pelo Fundo Ambiental ( Aviso n.º 10096/2021), tem como objetivo reforçar e dar continuidade ao compromisso assumido, bem como, promover o restabelecimento da paisagem de outrora, estando previstas para além das ações de controlo, deteção e erradicação da espécie no Concelho de Vila Nova de Poiares, a dinamização de ações de sensibilização/informação junto das escolas pública e nas Juntas de Freguesia.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO
No passado dia 25 de outubro 2021 decorreu a apresentação pública, online, do projeto.
Consulte o PROGRAMA DO EVENTO e a APRESENTAÇÂO
Sessões de sensibilização nas Escolas
Foram dinamizadas 4 sessões de sensibilização dirigidas aos jovens em idade escolar (1.º e 3.º ciclos do Ensino Básico) alertando para o impacto da Cortaderia no ecossistema, assim como promover a colaboração dos jovens por meio da participação cidadã e do voluntariado a ajudar a detetar zonas com novas presenças desta espécie exótica invasora através do recurso a Ferramentas Tecnológicas.
Sessões de Sensibilização/Formação nas Juntas de Freguesia
Em cada uma das Freguesias do Município foi dinamizada uma sessão de sensibilização/formação dirigidas, especialmente aos técnicos das freguesias, aos agentes florestais, bem como à população em geral, alertando para o impacto da Cortaderia no ecossistema, fomentando a participação cidadã na identificação e localização desta espécie exótica invasora através do recurso a ferramentas tecnológicas, mas também através do contacto direto com os serviços da Câmara Municipal
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA O PROPRIETÁRIO consulte aqui
Sessão de apresentação do trabalho desenvolvido
No próximo dia 14 de março irá decorrer a sessão de apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto “Poiares diz STOP à Erva-das-Pampas”. A sessão decorre online, pelas 10h30.
Plataforma Zoom
https://zoom.us/j/93665355950?pwd=QWplTitFVW9kSDFDTldQQThCa3l1QT09
ID da reunião: 936 6535 5950 | Senha de acesso: F2gNQP
Consulte o PROGRAMA DO EVENTO
Alerta | Psila Africana dos Citrinos
A Câmara Municipal e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro informam que foi detetada uma praga que afeta os citrinos por infeção através do inseto conhecido como psila africana dos citrinos, alertando para a necessidade de alguns cuidados redobrados e adoção de algumas medidas de prevenção. Consulte os folhtos informativos abaixo.
- Medidas para evitar a dispersão do inseto consulte aqui
- Doença de enverdecimento dos citrinos (Huanglongbing) consulte aqui
- Vetores do Citrus Greening consulte aqui
Vespa das galhas do castanheiro | Dryocosmus kuriphilus
O que é ?
O inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, conhecido como a vespa-das-galhas-do-castanheiro, é um inseto que ataca os vegetais do género Castanea. Este inseto é considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo, uma vez que, ao atacar os gomos foliares e formar galhas, vai reduzir o crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir mesmo ao declínio dos castanheiros.
Este inseto é originário da China, tendo iniciado a sua dispersão mundial, primeiro na Ásia e, posteriormente, na América do Norte e na Europa, com a primeira deteção referenciada em Itália em 2002 e posteriormente em França, Eslovénia, República Checa, Eslováquia, Espanha (Catalunha, Andaluzia e Castela-Leão) e mais recentemente (junho de 2014) em Portugal e na Alemanha.
Saiba mais em https://www.icnf.pt/florestas/fitossanidade/agentesbioticosnocivos/vespadasgalhasdocastanheiro
Medidas de controlo
O tratamento químico é ineficaz e tem grande impacto negativo no ambiente, matando os inimigos naturais do Dryochosmus kuriphilus, incluindo espécies nativas cujo papel pode vir a ser fundamental no estabelecimento de uma barreira natural à invasão desta praga. Todo o trabalho de investigação e de aplicação prática, em diversos países, tem demonstrado que a luta biológica, com largadas sucessivas, na primavera, de populações do himenóptero Torymus sinensis, parasitoide das larvas do Dryocosmus, é a única forma efetiva de controlo da praga.
Consulte aqui o Plano de Ação Nacional para o Controlo do Insecto Dryocosmus kuriphilus
Tendo já sido detetado em Vila Nova de Poiares, o Município iniciou em abril de 2021 o seu combate, tendo em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e a RefCast efetuado 3 largadas do parasitoide do Torymus sinensis
5 de junho, Dia Mundial do Ambiente | 10 Mandamentos para Protegeres o Meio Ambiente
Gestão de Resíduos
Esta plataforma interativa desenvolvida pela SUMA, visa alertar para o facto de o espaço público exigir regras de utilização e salvaguarda de direitos e deveres. Fazendo uso de uma estratégia animista, que associa condutas negligentes, assim como responsáveis, às metáforas comumente utilizadas para os comportamentos do reino animal, este espaço online é constituído por vídeos, fichas pedagógicas descarregáveis e jogos interativos relacionados, que almejam a retificação de comportamentos, sobretudo no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, estimulando, assim, a adoção de um perfil de urbanidade no que à sua gestão diz respeito.
Guia de Gestão de Resíduos consulte aqui
Óleos Alimentares Usados
Guia de Boas Práticas para a Recolha de Óleos Alimentares Usados consulte aqui
DICA AMBIENTAL