O Espaço de Cidadão é um posto de atendimento que disponibiliza:
- Atendimento Presencial;
-Atendimento Digital Assistido (sendo o Cidadão que se autentica e realiza os pedidos online, utilizando o Cartão do Cidadão e Pin de Autenticação, bem como, e-mail e nalguns casos telemóvel e assinatura digital ativada, acedendo diretamente através do link nas respetivas Entidades)
Preçario dos serviços não-gratuitos
ACT - AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
- Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros.
- Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo).
- Aquisição de livros e publicações à ACT.
- Formulários, minutas, simulações e pedidos de esclarecimento de dúvidas.
Mais informações em: ACT
ADSE - DIREÇÃO-GERAL DE PROTEÇÃO SOCIAL AOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- Navegação assistida ADSE Direta - Dados pessoais, cuidados de saúde com limites no regime livre, declaração para IRS, documento único de cobrança, acesso a prestadores convencionados, conta corrente do regime livre.
- Pedido / renovação de CESD.
- Pedido 2ª via de cartão de beneficiário (com ou sem alteração de dados).
- Emissão de declarações para IRS e para efeitos de complementaridade.
- Consultas de conta corrente.
- Alteração de Nome / Nib / Morada.
- Entrega de documentos de despesa.
Mais informações em: ADSE
DGLAB - DIREÇÃO GERAL DO LIVRO DOS ARQUIVOS E DAS BIBLIOTECAS
- Certidões paroquiais.
Mais informações em: DGLAB
DGAJ - DIREÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
- Registo criminal
Mais informações em: DGAJ
IGAC - INSPEÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES CULTURAIS
- Registo de obra, averbamentos e certidões do registo de propriedade intelectual.
- Registo de nome literário / artístico.
Mais informações em: IGAC
IHRU - INSTITUTO DE HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA
- Porta 65 - Submissão candidaturas.
Mais informações em: IHRU
MINISTÉRIO DA SAÚDE - SERVIÇOS PARTILHADOS
- Nos centros de saúde e médicos aderentes:
- Consulta médica no hospital.
- Dádiva de sangue.
- Cartão nacional de dador de sangue.
- Direitos e deveres do utente.
- Pesquisa prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS, entre outros).
- Registo informação clínica de utente para partilha com SNS.
- Lista de espera para cirurgia - eSIGIC.
- Inscrição / transferência de centro de saúde.
- Cartão de utente do serviço nacional de saúde (cidadãos nacionais e estrangeiros).
- Saúde Oral.
- Cheques dentista - pesquisa de médicos aderentes.
- Reclamação / elogio ou sugestão.
- Marcação, cancelamento e histórico de consultas.
- Medicação crónica - prescrição, consulta de estado da prescrição e lista de autorizações.
- Isenção de taxas moderadoras - Pedidos, reclamações, histórico, alteração / cancelamento.
Mais informações em: MINISTÉRIO DA SAÚDE
DGC - DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR
- Recepção de reclamações.
- Pedidos de informação.
- Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado.
Mais informações em: DGC
SEF - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS
- Marcação de renovação da autorização de residência.
- Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares).
- Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária).
- SAPA - Pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional.
Mais informações em: SEF
ISS - INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL
- Segurança Social Direta.
- Informação genérica.
- Atendimento por marcação.
Mais informações em: ISS
CGA - CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES
- Requerimento de pensão de sobrevivência.
- Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral.
- Pedido de subsídio de morte.
- Requerimento de subsídio de funeral.
- Requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício.
- Requerimento de aposentação de ex-subscritor.
- Requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor.
- Alteração de dados pessoais.
- Requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas.
Mais informações em: CGA
IMT - INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES
- Carta de condução:
- Revalidação +70/-70 anos
- Segunda via
- Substituição da carta de condução
- Averbamento do grupo 2 (restrição 997)
Mais informações em: IMT
IEFP - INSTITUTO DO EMPREGO FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- Candidatos - Netemprego - (Re)inscrição para emprego, apresentação a ofertas de emprego, gestão da inscrição para emprego, registo de CV.
- Candidaturas eletrónicas - Netemprego - Consulta e gestão de processos, “download” de documentos, submissão de candidaturas.
- Entidades - Netemprego - Alteração de dados de entidade, gestão de oferta de emprego, registo de entidade e obtenção de login, registo de oferta de emprego.
Mais informações em: IEFP
AMA - AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
- Portal do Cidadão:
- Pedido de alteração de morada.
- Confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão.
- Pedido de certidões de registo civil, predial e comercial.
- Chave Móvel Digital:
- Registo, alteração PIN, cancelamento e desbloqueio
- Orçamento Participativo
Mais informações em: AMA
end faq